Pular para conteúdo

PLANO DE SUSTENTABILIDADE

Aprovado em 2019, o Plano define as diretrizes para que possamos “fornecer energia sustentável, acessível e confiável em todos os momentos, tornando a vida das pessoas mais segura, saudável e próspera nas regiões onde operamos”. Nosso objetivo corporativo é impulsionar a transição para um modelo mais sustentável de produzir e consumir energia, potencializando os impactos positivos do nosso modelo de negócio na comunidade e cadeia de valor.

Para isso, identificamos três pilares que sustentam a maneira como conduzimos nossos negócios e executamos nossa estratégia: Energias Sustentáveis, Soluções Inteligentes e Valor Compartilhado.

PLANO DE SUSTENTABILIDADE

Energias sustentáveis

Nosso modelo de negócio tem um elevado potencial para contribuir com uma matriz energética mais limpa e menos dependente dos combustíveis fósseis, buscando a menor pegada ambiental possível. A complexidade de operações da companhia demanda uma ampla capacidade de gestão, monitoramento dos impactos ambientais e oferece oportunidades voltadas à economia circular e logística reversa de materiais e resíduos da nossa operação, com objetivo de evitar ou, quando não for possível, minimizar ou compensar nossos impactos.

Soluções inteligentes

A conectividade digital entre pessoas e equipamentos, proporcionada pela evolução das tecnologias, tem levado a uma mudança de paradigmas no setor elétrico. Nossa visão estratégica é promover a construção de uma rede mais inteligente, confiável e segura, com investimentos significativos em expansão, automação, modernização de equipamentos e inovações, visando um consumo mais eficiente dos recursos energéticos e a melhoria na qualidade dos serviços de distribuição para os clientes conciliando ações de digitalização do atendimento.

Valor compartilhado

Geramos impactos positivos na sociedade e na cadeia de valor que vão além do fornecimento seguro e confiável de energia elétrica renovável. Possuímos uma estrutura e ferramentas de gestão que contribuem para maximizar os diversos benefícios produzidos por nossos investimentos sociais, pelas campanhas de segurança para a conscientização das pessoas e pelo engajamento dos nossos fornecedores para a adoção de boas práticas de sustentabilidade. O Instituto CPFL é o principal canal para conectar nossa companhia com as comunidades, por meio de projetos que reforçam nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a valorização das pessoas.

Nossos compromissos públicos

Dentro dos pilares, assumimos 15 compromissos norteados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Identificamos onde estão nossas maiores contribuições possíveis para alcançar esses objetivos e, assim, potencializá-las com planos de ação e investimentos mais relevantes.

compromissos públicos

Habilitadores

O desenvolvimento dos nossos negócios e todas as ações que realizamos estão baseados em três habilitadores fundamentais: Desenvolvimento dos Colaboradores e Inclusão; Ética; e Transparência. Colaboradores qualificados e preparados, um sistema robusto de ética e integridade, e uma cultura corporativa de inclusão e diversidade são essenciais para alcançarmos resultados que gerem valor sustentável para nossos acionistas e para toda a sociedade.

  • Desenvolvimento dos colaboradores e Inclusão: criar uma cultura corporativa com respeito à diversidade e proporcionar igualdade de oportunidades para todos os colaboradores são diretrizes claras de nossa Missão. A Universidade CPFL tem o papel de facilitar o desenvolvimento dos colaboradores e oferece treinamentos, cursos, trilhas de aprendizagem e escolas de formação. Visando à inclusão, também estamos promovendo diversas ações como palestras e a formação de grupos de afinidades.
  • Ética: nossa atuação e todos os nossos relacionamentos são pautados por valores e princípios éticos, com definição de diretrizes que vão desde obrigações internacionais de promoção aos direitos humanos, erradicação ao trabalho infantil, trabalho forçado ou compulsório, vedação do preconceito, da discriminação e do assédio, até a saúde, segurança, qualidade de vida, desenvolvimento de comunidades e compromissos com a preservação do meio ambiente.
  • Transparência: adotamos práticas diferenciadas de governança corporativa, baseadas nos princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Buscamos a transparência em todos os nossos relacionamentos e processos, temos o compromisso de só divulgar informações corretas e precisas sobre a empresa, além de considerar interesses e expectativas de clientes, fornecedores, comunidades e demais partes interessadas.

A partir da estratégia definida no Plano de Sustentabilidade, realizamos a gestão sobre temas específicos e fundamentais para todo o setor elétrico, como Mudanças Climáticas. Nosso modelo de negócios pode ser impactado positiva ou negativamente por este tema, por isso, mapeamos riscos e oportunidades e pautamos nossa atuação em 4 frentes principais:

Habilitadores

1. Gestão das emissões de GEE:

Por meio da elaboração do nosso inventário anual de emissões, acompanhamos o volume de GEE enviado à atmosfera em decorrência das nossas atividades. Nosso inventário segue as diretrizes e a metodologia propostas pelo Programa Brasileiro GHG Protocol e é divulgado no Registro Público de Emissões, com o Selo Ouro, por ser submetido à verificação externa por terceira parte.

2. Gestão de riscos e oportunidades climáticos

Para fazer a gestão dos riscos e oportunidades climáticos, desenvolvemos um Mapa que consolida os principais impactos que estamos susceptíveis, como alterações em parâmetros físicos do clima e mudanças em regulações, além das principais oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Reportamos esse mapa, bem como outras ações, no CDP - Carbon Disclousure Project.

3. Inovação

A inovação é uma alavanca para o crescimento dos negócios e diversificação do portfólio da nossa companhia. Os investimentos e projetos que realizamos aumentam a eficiência operacional, buscando minimizar os riscos da operação, e identificam oportunidades de longo prazo, que impulsionam nosso protagonismo nas transformações no setor elétrico. Dessa forma, temos diversos projetos relacionados a mitigação e adaptação a riscos climáticos, atrelados ao desenvolvimento de soluções para o contexto da distribuição e da geração de energia limpa, e a tecnologias que impactam nosso setor, como a mobilidade elétrica. Além disso, oferecemos soluções de baixo carbono a outras organizações.

Soluções de Baixo Carbono

Nosso modelo de atuação cria oportunidades para a comercialização de créditos de carbono e selos de energia renovável. Em relação aos créditos de carbono, possuímos projetos registrados tanto no mercado regulado – Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) – quanto no mercado voluntário – Verified Carbon Standard (VCS). Sobre os selos de energia renovável, a CPFL Renováveis conta com empreendimentos registrados no Sistema de Certificado de Energia Renovável (RECs), plataforma voluntária para o comércio de certificados de energia renovável que foi criada pelo International Renewable Energy Certificate (I-REC Standard).

Contato: sustentabilidade@cpfl.com.br

4. Engajamento e divulgação

Participamos de uma série de iniciativas e compromissos relacionados a questões climáticas, buscando sempre fomentar as melhores práticas. Em 2018, nos tornamos signatários da iniciativa Task Force on Climate-related Financial Disclousures (TCFD), do Financial Stability Board, que incentiva organizações de diversos setores a avaliarem os riscos climáticos físicos e de transição que estão expostas, a fim de garantir maior transparência para que os financiadores, seguradores e investidores tomem as melhores decisões de negócios.

Para conhecer nossas principais iniciativas, como a gestão de riscos e oportunidades, bem como as medidas de mitigação e adaptação, acesse nossa publicação: Nossa jornada contra as mudanças climáticas.

GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE

O Plano de Sustentabilidade é monitorado através da nossa Plataforma de Sustentabilidade, ferramenta de gestão integrada ao Planejamento Estratégico, com horizonte de 5 anos e atualizada anualmente, que estabelece indicadores e metas para proteção, otimização e criação de valor em nossos negócios, considerando impactos e riscos econômicos, operacionais, sociais e ambientais.

Saiba mais sobre nossa atuação em sustentabilidade através do Relatório Anual.