CPFL ENERGIA S.A.
Companhia Aberta
CNPJ 02.429.144/0001-93 - NIRE 353.001.861-33
 
FATO RELEVANTE

A CPFL Energia S.A. (“CPFL Energia” ou “Companhia”), em atendimento ao disposto no art. 157, § 4º da Lei nº 6.404/76 (“Lei das S.A.”) e na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) nº 358/02, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que, como resultado de alerta da CVM no âmbito de suas atividades de supervisão, alterou seu entendimento em relação à caracterização como projeção dos dados divulgados a título de previsão de investimentos (CAPEX) para os próximos anos.

Até esta data, a Companhia apresentava tais dados tanto no item 11 (Projeções) de seu Formulário de Referência, com a previsão dos próximos cinco anos, como no item 10.8 (a)(i) (Investimentos Previstos), com a previsão dos próximos dois anos.

No entanto, com a mudança de entendimento, a Companhia descontinuará a divulgação dos dados no item 11 de seu Formulário de Referência e manterá apenas no item 10.8, a título de investimento previstos, com a previsão dos próximos cinco anos.

Essa decisão foi tomada com base no entendimento de que a previsão de investimentos (CAPEX) é mais previsível e passível de compromisso por parte da administração da Companhia, ao contrário de projeções propriamente ditas que constituem dados hipotéticos que não constituem promessa de desempenho.

Tendo em vista o acima exposto, a Companhia reapresentará nesta data o seu Formulário de Referência para refletir os ajustes mencionados.

Por fim, a Companhia ressalta que a sua política daqui em diante será a de não divulgar projeções – já que os únicos dados divulgados até esta data eram os relativos aos investimentos previstos (CAPEX). A nossa área de Relações com Investidores estará à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.


Campinas, 9 de março de 2018.
 
Gustavo Estrella
Diretor Vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores