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Cultura Organizacional

Em 2020, lançamos um novo direcionador para fortalecer a cultura organizacional da CPFL Energia, o Nosso Jeito de Ser. Conectado com nossa Missão, Visão e Valores, o modelo é um direcionador comportamental para que juntos alcancemos nossos objetivos.

Diversidade, Equidade e Inclusão

Acreditamos que cada indivíduo é único e, por isso, a valorização da diversidade é um tema conectado com a nossa estratégia, nossa Missão e Nosso Jeito de Ser. A fim de promover essa valorização e um ambiente cada vez mais inclusivo, implementamos em 2020 o CPFL + Diversa, um programa para organizar e orientar nossas ações de valorização à diversidade, equidade e inclusão.

O objetivo do programa vai além de fazer parte da nossa Missão, de estar conectado a nossa estratégia e de ser um habilitador do nosso Plano de Sustentabilidade. Ele consiste em criar uma rede colaborativa e um ambiente de trabalho livre de preconceito e discriminação, em que cada pessoa possa ser quem realmente é. E através de diversas ações, se tornar uma organização cada vez mais inclusiva e acolhedora, garantindo oportunidades iguais para todos.

As ações foram mapeadas por cada grupo de afinidade formado por colaboradores voluntários de diversas áreas da empresa. Por meio do Comitê CPFL +Diversa, composto por sponsor, líderes dos grupos de afinidades e representantes das áreas de RH, comunicação e sustentabilidade, são realizadas contribuições e avaliação das ações propostas, com foco na visão do todo do programa.

Nossos objetivos e metas relacionados à diversidade, equidade e inclusão envolvem:

  • Implementar ações de engajamento com a liderança e colaboradores
  • Aumento da diversidade no Programa de Estágio e no banco de talentos em geral
  • Aumento de mulheres nas escolas de eletricistas
  • Equidade nas posições de liderança
  • Revisão de práticas e políticas vigentes com foco em inclusão e equidade

Universidade CPFL

Formar e desenvolver pessoas é um tema de extrema relevância na CPFL, por isso, desde 2008 o Grupo conta com uma área de Educação Corporativa. Nomeada como Universidade CPFL, seu principal objetivo é desenvolver a cultura do protagonismo entre os colaboradores, pautado nos pilares estratégicos da companhia (alavancas estratégicas, clima organizacional, processos críticos, cultura do protagonismo, diretrizes do acionista e plano sucessão), metodologia 70:20:10 e na mentalidade de crescimento. A Universidade CPFL busca atuar como facilitadora do desenvolvimento do conhecimento, encorajando os profissionais a assumirem o protagonismo da própria carreira e a buscar e estimular seus colegas no desenvolvimento de novas habilidades.  

Para isso, a Universidade conta com cursos presenciais e online, divididos em quatro escolas de ensino: a Escola de Excelência Operacional, voltada ao atendimento das áreas operacionais, engenharia e Centros de Operações das empresas do Grupo; a Escola de Excelência no Atendimento, direcionada para atender as demandas dos treinamentos técnico-comerciais; a Escola de Negócios e Inovação, responsável pelos treinamentos que suportam o desenvolvimento dos negócios, com foco no alcance das alavancas estratégicas; e a Escola de Liderança, responsável por todas as ações de desenvolvimento voltadas a liderança.  

Conheça algumas das principais iniciativas abaixo: 

A Universidade CPFL conta com ações que contribuem para o desenvolvimento dos moradores nas áreas em que a empresa atua. Uma delas é a Escola de Eletricistas, um projeto que visa a capacitação das comunidades da nossa área de concessão. Os módulos desta escola são ministrados por instrutores de instituições parceiras, que anualmente recebem uma capacitação técnica completa, relacionada a questões de mudanças de normas e metodologias e, comportamental. Nessa frente, investimos aproximadamente R$ 5,2 milhões ao ano. Em 2020, a Universidade promoveu 28 escolas. Isso representa mais de 12 mil horas de desenvolvimento e 389 pessoas formadas. Das escolas concluídas dentro do ano de 2020, 91% dos treinados foram contratados pela empresa.   

Também contamos com outras duas escolas para as comunidades: a Escola de Operadores, formação gratuita que desenvolve profissionais para operar o sistema elétrico de empresas de distribuição, e a Escola de Projetistas, que tem o objetivo de formar técnicos para fazerem análises e criarem projetos de rede elétrica de distribuição, segundo as normas e procedimentos da CPFL.  

O compromisso da Universidade é ajudar cada colaborador a explorar o próprio potencial ao máximo. Para isso, ela conta com diferentes ações voltadas para o desenvolvimento de soft skills. Frente aos novos modelos de trabalho decorrentes da pandemia do coronavírus, a Universidade CPFL aprimorou o Portfólio Explore o Seu Potencial, uma coleção de ações online voltada para o autodesenvolvimento dos colaboradores, a fim de contribuir com a evolução pessoal e profissional. O portfólio conta com treinamentos focados no aprimoramento de competências e habilidades, como: Gestão do Tempo, Negociação e Influência e Comunicação; um ciclo de palestras virtuais com convidados nomeada de “CPFL Talks” e produção de vídeos e podcasts conectados aos principais temas de desenvolvimento pessoal.  

Os colaboradores também têm acesso a Biblioteca Virtual – getAbstract, plataforma de leitura totalmente digital, com um dos maiores acervos de livros de negócios e autodesenvolvimento. A plataforma lançada internamente em 2019, reúne um amplo acervo gratuito e ilimitado de livros, audiobooks, TEDs e artigos científicos para todos os colaboradores gratuitamente. Todos os conteúdos da plataforma estão em formato de resumos, que podem ser acessados pelo site ou pelo aplicativo, dentro e fora da empresa. Em 2020, alcançamos a marca de 2.559 usuários cadastrados na plataforma e mais de 9.300 resumos baixados, o que representa um aumento de 40% de adesão frente ao ano anterior. 

A CPFL sempre teve uma preocupação com o desenvolvimento da liderança da empresa. Pensando nisso, a Universidade desenvolveu três trilhas de desenvolvimento específicas para os Líderes: o Decola Líder, com foco no primeiro nível de gestão (coordenadores, supervisores, engenheiros líderes e técnicos líderes); o Voando Alto, com foco no segundo nível (Gerentes de divisão e departamento) e o Expandindo Horizontes, exclusiva para os executivos da companhia. Em 2020, todos os líderes da companhia participaram de, pelo menos, um dos treinamentos oferecidos. Foram mais de 2.100 participações nas 86 turmas entregues ao longo do ano.

A partir da preocupação em reter o conhecimento dentro do Grupo, a CPFL mantém um programa de Gestão de Conhecimento (GC). Com base na bibliografia sobre o tema e benchmarking com outras empresas, a Universidade estruturou um modelo que pode ser iniciado de duas formas. A primeira é quando o colaborador vai se aposentar e possui conhecimentos críticos para a manutenção e desenvolvimento do negócio. A segunda forma é quando uma área, ao analisar o seu quadro de colaboradores, identifica que terá sérios impactos no andamento das atividades a médio prazo, caso a experiência dos profissionais não seja repassada. A partir disso, a Universidade inicia um processo de discussão sobre os conhecimentos compreendidos como críticos, define cronograma de mapeamento e envolve os educadores para validar e disseminar o material produzido. 

Já sabemos que a Universidade CPFL acredita que todas as pessoas são capazes de crias boas oportunidades de se desenvolverem e serem protagonistas das próprias vidas. Com isso, das iniciativas citadas acima, contamos com o LNDT - Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento e Treinamento, para identificação dos desafios e prioridades de todas as áreas da Empresa, sejam elas internas (por meio de Educadores Internos) ou externas (em parceria com consultorias e pela participação em eventos).