Pular para conteúdo

Nossa jornada contra as Mudanças Climáticas:

Falar de mudanças climáticas não é falar de uma ameaça futura. O desafio climático é realidade aqui e agora, como comprovam relatórios periódicos, elaborados com rigor e método científico por especialistas em todo o mundo.

Como líderes em geração de energia elétrica de fonte renovável no Brasil e um agente importante para a infraestrutura do país, estamos comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono e enfrentamos o desafio das mudanças climáticas com senso de urgência, responsabilidade e determinação. Com o apoio da State Grid e em linha com suas ações, queremos declarar com transparência nossa visão e posicionamento do Grupo CPFL frente ao tema, e compartilhar com a sociedade nossa jornada contra as mudanças climáticas, visando impulsionar a transição para uma forma mais sustentável e inteligente de produzir e consumir energia, maximizando nossos impactos positivos na comunidade e na cadeia de valor, alinhado ao nosso Plano de Sustentabilidade.

nosso posicionamento
Nosso modelo de negócios pode ser impactado positiva ou negativamente por este tema, por isso, mapeamos riscos e oportunidades e pautamos nossa atuação em 4 frentes principais:
nossas frentes

Gestão das emissões de GEE:

Por meio da elaboração do nosso inventário anual de emissões, acompanhamos o volume de GEE emitido à atmosfera em decorrência das nossas atividades. Nosso inventário segue as diretrizes e as metodologias propostas pelo Programa Brasileiro GHG Protocol, além de ser divulgado no  Registro Público de Emissões, com o Selo Ouro, por ser submetido à verificação externa por terceira parte.

  • Em 2020, nossas emissões no Escopo 1 (diretas) totalizaram 307,8 mil tCO2, uma redução de 27,6% em relação ao ano anterior, devido ao menor consumo de óleo combustível na EPASA e à redução de  supressão vegetal em mudança do uso do solo.
  • No Escopo 2 (composto principalmente pelas perdas técnicas na distribuição), totalizamos 290,6 mil tCO2 no ano, o que representa uma redução de 19,1% em comparação a 2019, devido à redução do fator do Sistema Interligado Nacional (SIN) e também à diminuição de perdas técnicas.
  • Já no Escopo 3, registramos 13,1 mil tCO2, redução de 59,7% em comparação a 2019, em decorrência de melhor mapeamento e parametrização das fontes de emissão desse escopo. Mesmo com a contribuição de obras para reforma e construção de novos ativos de geração, como o Complexo Eólico Gameleira, foi possível relatar a diminuição das emissões.

 

Gestão de riscos e oportunidades climáticos:

Para fazer a gestão dos riscos e oportunidades climáticos, desenvolvemos um Mapa que consolida os principais impactos que estamos susceptíveis, como alterações em parâmetros físicos do clima e mudanças em regulações, além das principais oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Reportamos esse mapa, bem como outras ações, no CDP - Carbon Disclosure Project. 

Baixe aqui os relatórios CDP referentes a Water Security 2020 e Climate Change 2020.

Inovação:

A inovação é uma alavanca para o crescimento dos negócios e diversificação do portfólio da nossa companhia. Os investimentos e projetos que realizamos aumentam a eficiência operacional, buscando minimizar os riscos da operação, e identificam oportunidades de longo prazo, que impulsionam nosso protagonismo nas transformações no setor elétrico. Dessa forma, temos diversos projetos relacionados a mitigação e adaptação a riscos climáticos, atrelados ao desenvolvimento de soluções para o contexto da distribuição e da geração de energia limpa, e a tecnologias que impactam nosso setor, como a mobilidade elétrica. Além disso, oferecemos soluções de baixo carbono a outras organizações.

Soluções de Baixo Carbono

Nosso modelo de atuação cria oportunidades para a comercialização de créditos de carbono e selos de energia renovável. Em relação aos créditos de carbono, possuímos projetos registrados tanto no mercado regulado – Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) – quanto no mercado voluntário – Verified Carbon Standard (VCS). Sobre os selos de energia renovável, a CPFL Renováveis conta com empreendimentos registrados no Sistema de Certificado de Energia Renovável (RECs), plataforma voluntária para o comércio de certificados de energia renovável que foi criada pelo International Renewable Energy Certificate (I-REC Standard).

solução de baixo carbono

Contato: sustentabilidade@cpfl.com.br

Engajamento e divulgação

Participamos de uma série de iniciativas e compromissos relacionados a questões climáticas, buscando sempre fomentar as melhores práticas. Em 2018, nos tornamos signatários da iniciativa Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), do Financial Stability Board, que incentiva organizações de diversos setores a avaliarem os riscos climáticos físicos e de transição que estão expostas, a fim de garantir maior transparência para que os financiadores, seguradores e investidores tomem as melhores decisões de negócios.