Diretoria
A Diretoria Executiva, juntamente com o Conselho de Administração, tem como missão proteger e valorizar o patrimônio da CPFL Energia, de acordo com as disposições do Estatuto Social da Companhia, representando os interesses dos acionistas e dos demais agentes com os quais a Companhia e suas sociedades controladas se relacionam.
Nossa Diretoria Executiva é composta por um Diretor Presidente e oito Diretores Vice-Presidentes, todos com prazo de mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Compete à Diretoria Executiva representar e gerir os negócios da Companhia, de acordo com as diretrizes traçadas no planejamento estratégico de longo prazo. Ao Diretor Presidente cabe a indicação dos Diretores Vice-Presidentes.
A tabela a seguir contém o nome e a posição de cada um de nossos Diretores. Para acessar o currículo individual de cada um basta clicar em cima do nome.
Diretor Presidente
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1997. Se tornou mestre em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC/RJ) em 2000. Trabalhou no Grupo Lafarge e nas empresas Light e Brasil Telecom. Está na CPFL desde 2001, atuando como Gerente de Planejamento Econômico e Financeiro, Diretor de Relações com Investidores e Diretor de Planejamento e Controle. Em 2013 assumiu os cargos de Diretor Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da CPFL Energia e Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Geração e RGE, além de Diretor Financeiro em diversas sociedades controladas do Grupo CPFL, terminando seu mandato em 31 de janeiro de 2019, assumindo a partir de 01 de fevereiro de 2019 o cargo de Diretor Presidente da CPFL Energia. Foi, ainda, membro do Conselho de Administração da RGE, CPFL Paulista e CPFL Piratininga, tendo encerrado seu mandato em abril de 2019. Atualmente, além de Diretor Presidente da CPFL Energia, é também Presidente do Conselho de Administração do Instituto CPFL e membro efetivo do Conselho de Administração da CPFL Energia, da CPFL Renováveis, ABDIB Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base e do ONS-Operador Nacional do Sistema Elétrico.
O administrador declarou que não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial.
Diretor Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores
Graduado em Gestão Financeira pela Changsha University of Science and Technology em 2004, mestre em Administração pela North China Electric Power University e com MBA pela Kellogg School of Management, Northwestern University. Começou sua trajetória no Departamento de Finanças na China Power Technology Import and Export Company, de 2007 até 2009 e depois assumiu o cargo de Diretor do Departamento de Gestão de Ativos Financeiros da State Grid International Development Co., Ltd. de 2009 até 2010. Ele também atuou como Diretor Assistente, entre 2011 e 2013, e Diretor de 2013 até 2018, no Departamento Financeiro da State Grid Brasil Holding S.A. Na sequência ele atuou como Presidente do Conselho Fiscal da Belo Monte Transmissora de Energia S.A., e Presidente do Conselho Fiscal da CPFL Energia e CPFL Renováveis. É certificado pelo American Institute of the Chartered Financial Analyst e pelo China Institute of the Certified Public Accountants. Em 2018 ele tornou-se Diretor Vice-Presidente Financeiro adjunto da Companhia, com mandato até 31 de janeiro de 2019. Foi eleito Diretor Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia. Ele também atua como Diretor Presidente, Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores de diversas de nossas subsidiárias e também é um membro do nosso Comitê de Orçamento e Finanças Corporativas.
O administrador declarou que não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial.
Diretor Vice-Presidente de Estratégia, Inovação e Excelência de Negócio, e Diretor Vice Presidente Executivo (interino)
Graduado pela Beijing Electric Power College (atualmente Beijing Jiaotong University) em Engenharia de Comunicação de Sistemas de Energia e Mestrado em Sistemas de Energia Elétrica e Automação pela Universidade de Shandong. Começou sua carreira na State Grid Group em 1992. Em 2003 se tornou gerente do Departamento de Marketing da Shandong Nuclear Power Engineering Co. Ltd em Shenzhen; Engenheiro Chefe da Renewable Energy Company of Shandong Luneng Group Co., Ltd. em 2010; Vice-Presidente da Shenzhen Energia International Trade Co., Ltd. em 2015; Diretor do escritório na Austrália da Shandong Luneng Group Co., Ltd. em 2016; e Diretor e Vice-Presidente da CPFL Renováveis em 2017. Em 2020, o Sr. Futao Huang se tornou Vice-Presidente de Estratégia da CPFL Energia, Diretor e Diretor Presidente da CPFL Geração e membro do Conselho de Administração do Instituto CPFL.
O administrador declarou que não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial.
Diretor Vice-Presidente de Operações Reguladas
Formado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de Barretos em 1985. Cursou pós-graduação em Engenharia do Sistema Elétrico de Potência pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) em 1990, e em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2001; e duas especializações, dentre as quais MBA em Gestão Empresarial (2004) e MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (2011), na Fundação Getúlio Vargas - FGV. Na Companhia, exerceu diversos cargos, como: Engenheiro de Planejamento da Operação (1986 a 2000); Gerente da Divisão de Serviços da Transmissão (2000 a 2001); Gerente da Divisão de Planejamento do Sistema Elétrico da CPFL (2001 a 2002); Gerente do Departamento de Controle Operacional da CPFL Paulista e CPFL Piratininga (2002 a 2006); Diretor de Operações da RGE (2006 a 2009); Diretor Executivo da RGE (2009 a 2011); Diretor Presidente da RGE (2011 a 2013); Diretor Presidente da CPFL Paulista e CPFL Piratininga (2013 a 2015). Em maio de 2015, foi eleito o Diretor Vice-Presidente de Operações Reguladas da CPFL Energia, responsável pelo negócio de Distribuição do Grupo e Presidente dos Conselhos de Administração da CPFL Paulista, CPFL Piratininga, RGE e RGE Sul. Ao longo da carreira foi: Representante da CPFL no Grupo Coordenador da Operação Interligada do Sistema Elétrico Sul/Sudeste do Brasil - GCOI/GTPO/ELETROBRAS (1986 a 1996); Representante da CPFL na definição da configuração das empresas para a privatização do Setor de Distribuição no Estado de São Paulo (1995); Representante das distribuidoras CPFL Paulista, CPFL Piratininga e RGE no grupo de trabalho para Oferta de Ações da CPFL Energia, na Bolsa de Valores de São Paulo e de Nova Iorque (Initial Public Offering – IPO) (2006); Coordenador do Grupo de Perdas Técnicas na Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (ABRADEE) (2005 a 2006); Professor do Curso de Perdas Técnicas no Setor Elétrico da Fundação COGI (2005 a 2006); Membro do Conselho da ONG Parceiros Voluntários (2009 a 2012). Comandou o agrupamento das cinco distribuidoras CPFL Santa Cruz, CPFL Jaguariúna, CPFL Sul Paulista, CPFL Mococa e CPFL Leste Paulista (2017); e o agrupamento das duas distribuidoras RGE e RGE Sul (2018); Membro do Conselho Diretor da ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica) de 2017 a 2019.
O administrador declarou que não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial.
Diretora Vice-Presidente de Operações de Mercado
Formada em Engenharia de Produção de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos e com MBA Executivo em Finanças pelo Insper. Possui, ainda, MBA em Inovação Estratégica pela HSM, Especialização em Direito da Energia pela Universidade Candido Mendes e Leading Change and Organizational Renewal em Stanford e é Conselheira certificada pelo IBGC. Iniciou sua carreira em 2000 já atuando no Setor Elétrico, na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. Está na CPFL desde setembro de 2001, tendo atuado durante sete anos como Gerente do Departamento de Gestão de Contratos de Compra e Venda de Energia. Em junho de 2011 assumiu a Diretoria de Comercialização de Energia da Distribuição, tendo de janeiro a maio de 2014 respondido pela Diretoria de Planejamento Energético e Gestão de Energia. Em 05 de maio de 2014 assumiu o cargo de Presidente da CPFL Geração, ocupando também cargo de Diretora Estatutária da CPFL Transmissão. Ocupou, ainda, durante maio de 2014 e maio de 2015 o cargo de Presidente do Conselho de Administração das empresas CERAN, FOZ DO CHAPECÓ e ENERCAN. Desde maio de 2014 é Presidente do Conselho de Administração da EPASA e membro do Conselho de Administração da CPFL Renováveis. Em maio de 2015, foi eleita a Vice Presidente de Operações de Mercado da CPFL Energia. Ainda, ocupa a Presidência do Conselho de Administração da CPFL Geração.
O administrador declarou que não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial.
Diretor Vice-Presidente Jurídico e de Relações Institucionais
Formado em Direito pela Universidade de São Paulo em 1993, possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas em 2007. Atuou como Advogado na Bardella S/A Industrias Mecânicas de 1995 a 1997 e na Promon Eletrônica de 1997 a 1999. Foi Gerente Jurídico da Stiefel Laboratories em 1999, Diretor Jurídico da AT&T Brazil de 1999 a 2003 e Diretor Jurídico da Elucid (Grupo Rede) em 2003. Na Global Village Telecom (GVT), atuou de 2003 a 2008 como Diretor Jurídico, de 2008 a 2012 como Vice Presidente Jurídico e de RH (provisório) e de 2012 a 2015 como Vice Presidente Jurídico e de Relações Institucionais. Após a aquisição da GVT pelo Telefonica Group, atuou como Vice Presidente de Assuntos Corporativos da Telefonica Brasil S/A (Vivo) de 2015 a 2017. Foi eleito Vice Presidente Jurídico e de Relações Institucionais da CPFL Energia em 2017 e Vice Presidente do Conselho de Administração do Instituto CPFL. Em 2018 assumiu a posição de membro do Conselho Consultivo da ABDIB.
O administrador declarou que não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial.
Diretor Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios
Graduado em Administração de Empresa pela PUCCAMP e MBA em finanças pela FGV. Participou dos programas executivos da Singularity University e da Ohio University. Analista de investimentos certificado pela CVM / APIMEC (CNPI) e Conselheiro Independente pelo IBGC. Executivo com mais de 20 anos de experiência na área financeira e no setor elétrico. Ingressou na CPFL Energia em 2003, foi eleito Diretor Vice- Presidente de Desenvolvimento de Negócios em janeiro de 2020, atuou como Diretor de Planejamento e Controle de 2013 a dezembro de 2019, e antes ocupou diferentes posições nas áreas de análise de investimentos, relação com Investidores e planejamento financeiro. Foi Conselheiro da Vivest (Entidade Fechada de Previdência Privada) entre 2018 e 2020. Participou de importantes projetos como o IPO da CPFL Energia em 2004 e o Re-IPO em 2019, o IPO da CPFL Renováveis em 2013 e a respectiva OPA em 2018, além da implantação do Orçamento Base Zero em 2012 e atualizado em 2018. Iniciou sua carreira como auditor contábil na Arthur Andersen / Deloitte onde atuou por 4 anos antes de ingressar na CPFL Energia.
O administrador declarou que não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial.
Diretor Vice-Presidente de Gestão Empresarial
Executivo com 23 anos de experiência em áreas como Digital, TI, Infraestrutura, Operador Logístico, Facilities/Utilities, Operação de Negócios, Engenharia, BPO, Centro de Serviços Compartilhados e RH. Carreira desenvolvida em países como Chile, Peru, Argentina, Colômbia, México e Brasil. Atualmente responsável por desenvolver e executar a estratégia de todas as áreas de TI, Digital, Centro de Serviços Compartilhados, bem como por manter a operação e governança de todas estas áreas e processos. Também responsável por monitorar e gerenciar através de KPI’s e controles 24/7 hs todas as operações críticas dos negócios do Grupo CPFL. Conhecimento e gestão de todos os sistemas, subsistemas e processos de todas as áreas de Suporte aos negócios, mudança e implantação de processos, desenvolvimento e implementação de estratégia de todas as respectivas áreas, implantação de indicadores chave de desempenho (KPIs) e BSC para toda empresa e grupo. Possui também conhecimento em digitalização, automação e implementação de 100% das plataformas de atendimento ao cliente e funcionários em nuvem (Cloud).
O administrador declarou que não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial.
Certificação CEO/CFO
Abaixo você pode fazer o download do Certificado em Conformidade com as Normas 13a-14(a) e 15d-14(a) do Securities and Exchange Act, de 1934, e alterações. Esse certificado é uma exigência da Lei Sarbanes-Oxley de 2002 que obriga CEOs e CFOs a atestarem a veracidade das informações apresentadas em seus demonstrativos contábeis, assegurando a ausência de dados falsos ou omissões. Ressaltamos que desde 15/09/2019 a Companhia não esta mais registrada na SEC (Securities and Exchange Act).
Conselho de Administração
O Conselho de Administração, juntamente com a Diretoria Executiva, tem como missão proteger e valorizar o patrimônio da CPFL Energia, de acordo com as disposições do Estatuto Social da Companhia, representando os interesses dos acionistas e dos demais agentes com os quais a Companhia e suas sociedades controladas se relacionam.
Compete ao Conselho de Administração fixar a orientação geral dos negócios e eleger a Diretoria Executiva, dentre outras competências que lhe são atribuídas pela lei e pelo Estatuto Social. O órgão é composto por cinco conselheiros que representam o acionista controlador e dois conselheiros independentes (eleito em conformidade com o Regulamento do Novo Mercado da BM&FBOVESPA), todos com prazo de mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição.
O Conselho se reúne ordinariamente uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que necessário. Um Presidente é eleito dentre os membros do Conselho.
Nosso Conselho de Administração, eleito pela Assembleia Geral Ordinária de 30 de abril de 2021, é composto pelos seguintes membros (para acessar o currículo individual de cada um basta clicar em cima do nome):
Presidente
Graduado em Engenharia de Sistemas Elétricos de Energia pela Universidade de Chongqing na China em 1988 e mais tarde obteve um mestrado em Administração pela Universidade de Xian Jiaotong na China em 2002. Iniciou sua carreira na State Grid Gansu Electric Power Company, tendo experiência em planejamento de rede, projeto de rede, projeto e construção de projeto, operação e manutenção de rede, aquisição, eletrificação rural, pesquisa de leis e políticas e gestão de negócios, além de ocupar os cargos de engenheiro de campo, chefe de seção, chefe de divisão, gerente geral, diretor de departamento, engenheiro-chefe adjunto em diferentes filiais e sedes regionais. Em 2005, foi nomeado vice-presidente sênior da State Grid Gansu Electric Power Company. Em 2009, foi nomeado vice-presidente executivo da State Grid Xinjiang Electric Power Company. De 2011 a 2018, ocupou os cargos de Diretor Geral da filial filipina da State Grid Corporation of China e Vice-Presidente Sênior da State Grid International Development Corporation. De 2011 a 2018, também ocupou os cargos de membro do conselho de administração e diretor técnico da National Grid Corporation das Filipinas. A partir de 2018, ele ocupou o cargo de Presidente do nosso Conselho de Administração, CEO da State Grid Brazil Power Participações S.A. e Vice-Presidente Sênior da State Grid International Development Corporation.
O administrador declarou que não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1997. Se tornou mestre em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC/RJ) em 2000. Trabalhou no Grupo Lafarge e nas empresas Light e Brasil Telecom. Está na CPFL desde 2001, atuando como Gerente de Planejamento Econômico e Financeiro, Diretor de Relações com Investidores e Diretor de Planejamento e Controle. Em 2013 assumiu os cargos de Diretor Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da CPFL Energia e Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Geração e RGE, além de Diretor Financeiro em diversas sociedades controladas do Grupo CPFL, terminando seu mandato em 31 de janeiro de 2019, assumindo a partir de 01 de fevereiro de 2019 o cargo de Diretor Presidente da CPFL Energia. Foi, ainda, membro do Conselho de Administração da RGE, CPFL Paulista e CPFL Piratininga, tendo encerrado seu mandato em abril de 2019. Atualmente, além de Diretor Presidente da CPFL Energia, é também Presidente do Conselho de Administração do Instituto CPFL e membro efetivo do Conselho de Administração da CPFL Energia, da CPFL Renováveis, ABDIB Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base e do ONS-Operador Nacional do Sistema Elétrico.
O administrador declarou que não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial.
Graduada em ciência da computação pela Hunan Finance and Economics University em 1998 e mestrado em contabilidade pela Xiamen University em 2006. Possui registro pela Association of Chartered Certified Accountants (ACCA) e China Institute of the Certified Public Accountants (CPA). Senhora Liu Yanli é atualmente a Vice Presidente Executiva e CFO da State Grid International Development Co., Ltd. Também é diretora do CDP RETI S.p.A na Itália, diretora da State Grid International Australia Development Co., LTD. E membro do comitê de auditoria e compliance da SGSP (AUSTRALIA) Assets PTY LTD.
A senhora Liu tem mais de 20 anos de experiência profissional em M&A internacional, investimentos, financiamento e operações de companhias abertas. Nos últimos 10 anos, comandou o time de investimentos e financeiro para vários grandes projetos de M&A e de green fields internacionais executados com sucesso em países como: Itália, Austrália, Portugal, Brasil, Hong Kong e Grécia.
A administradora declarou que não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial.
Graduado na Huazhong University of Science & Technology, com MBA da RMIT University e pós-graduação da Hefei University of Technology. O Sr. Zhao ocupou os cargos de Gerente Geral Adjunto na Xuancheng Electric Power Co., Gerente Geral na Anqing Power Supply Co. e Gerente Geral Assistente na State Grid International Development Co. Ltd. Ele também foi membro do Conselho de Administração e Executivo Diretor da CPFL Energia S.A. de 2017 a 2020. Atualmente, o Sr. Zhao ocupa os cargos de Gerente Geral da State Grid Chile Holding SpA e Presidente do Conselho de Administração da Chilquinta Energia S.A.
Graduado em Gestão Financeira pela Changsha University of Science and Technology em 2004, mestre em Administração pela North China Electric Power University e com MBA pela Kellogg School of Management, Northwestern University. Começou sua trajetória no Departamento de Finanças na China Power Technology Import and Export Company, de 2007 até 2009 e depois assumiu o cargo de Diretor do Departamento de Gestão de Ativos Financeiros da State Grid International Development Co., Ltd. de 2009 até 2010. Ele também atuou como Diretor Assistente, entre 2011 e 2013, e Diretor de 2013 até 2018, no Departamento Financeiro da State Grid Brasil Holding S.A. Na sequência ele atuou como Presidente do Conselho Fiscal da Belo Monte Transmissora de Energia S.A., e Presidente do Conselho Fiscal da CPFL Energia e CPFL Renováveis. É certificado pelo American Institute of the Chartered Financial Analyst e pelo China Institute of the Certified Public Accountants. Em 2018 ele tornou-se Diretor Vice-Presidente Financeiro adjunto da Companhia, com mandato até 31 de janeiro de 2019. Foi eleito Diretor Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia. Ele também atua como Diretor Presidente, Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores de diversas de nossas subsidiárias e também é um membro do nosso Comitê de Orçamento e Finanças Corporativas.
O administrador declarou que não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial.
Conselheiro Independente
Nascido em 02/05/1953
Foi Ministro de Estado do Planejamento e Orçamento, Deputado Federal, Presidente do Conselho Nacional de Desestatização, Governador Brasileiro no BID, Secretário Especial de Política Econômica, Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Diretor Presidente da Kandir e Associados S/C Ltda. (1992-1994) e coordenador de estudos da Itaú Planejamento e Engenharia (1981-1982), diretor de private equity e hedge funds. Sócio da Governança & Gestão Investimentos Ltda. (desde 2004) e da GG Capital Investimentos Ltda. (2012-2016). Trabalhou também como professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984-1985), Assistant Faculty Fellow na Universidade de Notre Dame (1987). Formado em Engenharia Mecânica de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, participa de conselhos de administração das empresas (i) CSU Cadsystem, empresa prestadora de serviços de alta tecnologia; (ii) Amil Saúde, empresa de planos de saúde; (iii) Companhia Providência Indústria e Comércio, uma indústria de fabricação de tecidos TNT; (iv) GOL Linhas Aéreas Inteligentes, uma companhia de aviação; (v) Banco Ribeirão Preto, uma instituição financeira. Nenhuma das referidas empresas integra o grupo econômico da CPFL Energia, tampouco é controlada por acionista detentor de participação superior a 5% das ações ordinárias da CPFL Energia.
O administrador declarou que não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial.
Conselheiro Independente
Conselheiro independente da CPFL Energia desde 2017. Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986-1990), concluiu MBA pela COPPEAD na UFRJ em novembro de 1993 e pósgraduado em Direito Empresarial e Arbitragem pela Fundação Getúlio Vargas em novembro de 2003. Ele é Presidente do Conselho Fiscal da Vale S.A. (desde 2004), onde também ocupou o cargo de Membro Suplente do Conselho de Administração (2003). Ele também atua como Membro do Conselho Fiscal da GOL Linhas Aéreas S.A. (desde 2018), Membro do Conselho Fiscal do Linx S.A. (desde 2018) e Membro do Conselho Fiscal da Ultrapar S.A. (desde 2019). O Sr. Moraes foi Presidente do Conselho Fiscal da Aceco TI S.A (2016-2018). Ele também foi Membro do Conselho de Administração da Eternit S.A. (2016-2018). Suas principais experiências profissionais nos últimos anos incluem: (i) Diretor Executivo da Stratus Investimentos Ltda. (2006-2010), gestor de private equity; (ii) Diretor Executivo da Capital Dynamics Investimentos Ltda. (2012-2015), gestor de private equity; e (iii) Membro Observador do Conselho de Administração da Infinity Bio-Energy S.A. (2011-2012). Ele também é Membro do nosso comitê de Partes Relacionadas. Nenhuma das referidas companhias integra o grupo econômico da CPFL Energia, tampouco é controlada por acionista detentor de participação superior a 5% das ações ordinárias da CPFL Energia.
O administrador declarou que não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial.
Comitês de Assessoramento
Nosso Conselho de Administração constituiu cinco comitês para apoiá-lo no acompanhamento de assuntos relevantes para a gestão dos negócios e definiu suas competências em Regimento Interno. São eles: Comitê de Estratégia, Crescimento, Inovação e ESG, Comitê de Pessoas, Comitê de Partes Relacionadas, Comitê de Finanças e Gestão de Risco e Comitê de Auditoria. O coordenador de cada um dos comitês reporta suas atividades nas reuniões mensais do Conselho de Administração, no entanto, os comitês não têm autoridade para tomar decisões e suas sugestões não se vinculam ao Conselho de Administração.
Nosso Comitê de Estratégia, Crescimento, Inovação e ESG assessora o Conselho de Administração com temas relativos a:
- Acompanhamento do desenvolvimento e atualização dos planos anuais e planos estratégicos do Grupo CPFL, assim como avaliação dos impactos das atividades na sociedade e no meio ambiente;
- Avaliação, implementação e acompanhamento de iniciativas relacionadas à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias;
- Avaliação e monitoramento do mercado atual e potencial de atuação do Grupo CPFL, de investimentos relevantes e novos negócios, alinhados ao plano estratégico do Grupo CPFL;
- Avaliação do desenvolvimento, da estratégia para aquisição de ativos e/ou participação em projetos greenfield de geração/co-geração de energia alinhados à estratégia do Grupo CPFL;
- Avaliação de investimentos em crescimento inorgânico e iniciativas de criação de valor previstos no Plano Plurianual;
- Acompanhamento do projeto e avaliação pós-projeto referente ao desenvolvimento de investimentos incluídos no planejamento estratégico;
- Análise da estratégia operacional de comercialização de energia elétrica das comercializadoras do grupo CPFL, incluindo, mas não se limitando ao limite de posição direcional e operação de compra e venda de energia elétrica;
- Análise da viabilidade de participação da Companhia e suas Subsidiárias nos leilões de comercialização de energia;
- Análise e monitoramento do plano de sustentabilidade do Grupo CPFL;
- Análise dos relatórios de monitoramento da segurança das barragens hidroelétricas pertencentes ao Grupo CPFL;
- Análise dos reajustes tarifários anuais apresentados pelas Distribuidoras do Grupo CPFL;
- Avaliação de procedimentos de seleção e contratação de fornecedores e prestadores de serviços, bem como do processo de fechamento de contrato(s) de compra e/ou venda de energia, exceto aqueles de competência do Comitê de Partes Relacionadas;
- Analisar, quando necessário, os relatórios de projetos das Subsidiárias e Afiliadas da CPFL Energia;
- Análise da revisão periódica dos documentos de governança corporativa, bem como da atualização da Tabela Básica de Alçadas do Grupo CPFL;
- Acompanhar o desempenho nos indicadores ESG e prêmios em que o Grupo CPFL participar.
Membros |
Vítor Fagali
|
Futao Huang
|
Liu Mingyan
|
Nosso Comitê de Pessoas assessora o Conselho de Administração com temas relativos a:
- O processo de indicação de Presidente e Vice-Presidentes da Companhia, bem como de qualquer outro membro da Administração e Conselho Fiscal do Grupo CPFL;
- Critérios de remuneração global dos administradores (Conselho de Administração e Diretoria Executiva), do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria da CPFL Energia, suas Subsidiárias e Afiliadas;
- Critérios de estabelecimento e acompanhamento dos Planos de Incentivo de Curto Prazo (ICP) e Planos de Incentivo de Longo Prazo (ILP);
- Análise e monitoramento do Plano de Sucessão;
- Análise da Estrutura Organizacional da Companhia;
- Avaliação dos Administradores e membros do Conselho Fiscal da Companhia e análise do plano de melhoria de Auto-Avaliação;
- Análise do Relatório de Segurança e Pessoas da Companhia;
- Acompanhamento das práticas de diversidade na composição dos órgãos da administração do Grupo CPFL, bem como as práticas de gestão, desenvolvimento de pessoas e diretrizes para atração e retenção de talentos.
Membros |
Rafael Lazzaretti |
Futao Huang
|
Zhang Li
|
Nosso Comitê de Partes Relacionadas assessora o Conselho de Administração com os seguintes assuntos, quando envolverem partes relacionadas, contando com a participação de 2 (dois) membros Independentes:
- Avaliação de procedimentos de seleção e contratação de fornecedores e prestadores de serviços;
- Avaliação do processo de fechamento de contrato(s) de compra e/ou venda de energia;
- Avaliação estratégica de transações que envolvam Parte Relacionada.
Membros |
Marcelo Moraes |
Antônio Kandir |
Qi Jun
|
Nosso Comitê de Finanças e Gestão de Riscos assessora o Conselho de Administração com os seguintes assuntos:
- Analisar e monitorar assuntos relacionados à performance econômico-financeira do Grupo CPFL, tais como as informações trimestrais, demonstrações intermediárias, demonstrações financeiras, declarações de dividendos e declarações de juros sobre capital própri
- Recomendar medidas de proteção para eventuais riscos financeiros
- Analisar a proposta do orçamento anual e do orçamento contínuo plurianual, da CPFL Energia e suas Subsidiárias e Afiliadas;
- Analisar a proposta de ajuste do orçamento previamente aprovado pelo Conselho de Administração;
- Analisar as propostas de planos de captação de recursos, planos de empréstimos de curto e longo prazo para a CPFL Energia e suas Subsidiárias e Afiliadas;
- Analisar as operações de fixação dos custos das dívidas em indexadores pré-definidos;
- Avaliar e recomendar medidas e ações, relativas aos riscos, para as negociações relacionadas a incorporação, fusão, aquisição ou qualquer operação semelhante envolvendo o Grupo CPFL;
- Analisar as contingências legais do Grupo CPFL
Membros |
Rodrigo Ronzella |
Zhangyan Fu
|
Mingzhi Han
|
Nosso Comitê de Auditoria assessora o Conselho de Administração com temas relativos a:
- Contratação, substituição, destituição e remuneração dos auditores independentes;
- Avaliação das informações trimestrais, demonstrações intermediárias e demonstrações financeiras;
- Supervisionamento das atividades da auditoria interna e da área de controles internos
- Avaliação e monitoramento das exposições de risco e compliance da Companhia;
- Monitoramento e controle da qualidade das demonstrações financeiras, nos controles internos, no gerenciamento de riscos e Compliance;
- Avaliação, monitoramento e recomendação da correção ou o aprimoramento das políticas internas; e
- Recepção e tratamento de informações acerca do descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis à Companhia, além de regulamentos e códigos internos.
Membros |
Antonio Kandir |
Marcelo Moraes
|
Ricardo Florence dos Santos
|
Conselho Fiscal
De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da Administração e da auditoria externa da Companhia. O nosso Conselho Fiscal é permanente, embora a Lei das Sociedades por Ações permita que o Conselho Fiscal não seja permanente, podendo ser constituído por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros. As principais atribuições do Conselho Fiscal são fiscalizar os atos dos administradores, examinar e opinar sobre as demonstrações financeiras do exercício social e reportar suas conclusões para os acionistas da Companhia. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do Conselho Fiscal recebam remuneração não inferior a 10% do que, em média, for atribuído aos diretores da companhia, não computados benefícios e participação nos lucros. Os acionistas minoritários que representem, em conjunto, no mínimo 10% ou mais das ações com direito a voto, têm direito de eleger um membro do Conselho Fiscal.
Os membros do Conselho Fiscal adotam um calendário mínimo de atividades, o que inclui encontros periódicos com os auditores internos e externos e com a Diretoria Executiva.
O nosso Conselho Fiscal, eleito pela Assembleia Geral Ordinária de 30 de abril de 2021, com um mandato de um ano, é composto por três membros:
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Direito pela Universidade Gama Filho, com especialização pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) e MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ. Experiência em finanças, tributos, mercado de capitais, planejamento e orçamento, contabilidade e auditoria, com passagens em empresas multinacionais como KPMG Auditores Independentes e Cargill. Sólidos conhecimentos sobre o setor elétrico brasileiro adquiridos em mais de 20 anos de atuação, tendo participado de importantes projetos na ANEEL, LIGHT, TAESA, ENEL, ENDESA, EDF, Grupo ELETROBRÁS, ENERGISA, CEMIG, CPFL e NEOENERGIA. Em 2016, juntou-se ao grupo State Grid como Diretor Financeiro Adjunto na Xingu Rio Transmissora de Energia (Bipolo 2 de Ultra Alta Tensão 800kV em Corrente Contínua) e, desde 2019, atua como Diretor Financeiro Adjunto na State Grid Brazil Holding.
O conselheiro declarou que não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial.
Graduada em Contabilidade e Finanças pela London South Bank University (2002-2004) e mestre em Contabilidade na Beijing Technology and Business University. Gerente do Departamento de Ativos Financeiros da China Electric Power Technology Import and Export Corporation (2009-2010), sendo responsável pela contabilidade e pelo controle de custos deste setor. De 2010 a 2012, foi a responsável pelo Planejamento Tributário e Controle de Riscos Internos da State Grid International Development Co., Ltd, onde também foi a responsável pela consolidação contábil e pelo controle de custos do Departamento de Ativos Financeiros (2012-2016). Foi Diretora Financeira da BELO MONTE TRAN. DE ENERGIA SPE S.A. (2016-2018). Atualmente, é Diretora do Departamento de Ativos Financeiros da State Grid Brazil Holding S.A. Ela é certificada pela The Association Of Chartered Certified Accountants.
O conselheiro declarou que não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial.
Graduado em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 2001, tendo apresentado trabalho de formatura denominado "Um modelo de avaliação de empresas do setor de telefonia celular no Brasil" orientado pelo prof. Reinaldo Pacheco da Costa. Em 2004, Márcio concluiu seu mestrado em Economia na PUC-Rio tendo defendido tese com o tema "Uma Análise empírica para a estrutura a termo da taxa de juros brasileira” orientado pelo prof. Franklin de Oliveira Goncalves. Márcio atuou como analista de empresas na corretora do banco Credit Suisse entre 2000 e 2001 focado no setor de telecomunicações. De 2005 a 2013, Márcio atuou na corretora do banco Santander com foco em análise e avaliação de empresas dos setores de eletricidade, de saneamento e de gás. Entre 2014 e 2017, Márcio atuou como analista do setor de infraestrutura na corretora do banco Goldman Sachs. Durante seu período como analista, Márcio recebeu diversos prêmios/ reconhecimentos de mercado por suas análises (prêmio Broadcast de melhor “stock picker” do Brasil, rankings Institucional Investor como um dos melhores analistas da América Latina, prêmio Thomson Reuters como analista com melhores projeções na América Latina). Nesse período, Márcio foi palestrante em diversas conferências setoriais com destaque para a ANEEL+15 (conferência em comemoração aos 15 anos da Aneel). Desde 2017, Márcio tem atuado como analista e cogestor
de fundos de investimentos, tendo sido sócio-fundador da gestora Miles Capital em 2017. Atualmente, Márcio é analista e co-gestor dos fundos de ações da Vinland Capital. Márcio possui as licenças CNPI e CGA-20 da ANBIMA e é um gestor de carteiras reconhecido pela CVM.
O conselheiro declarou que não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial.