Esta versão revisada do Código de Conduta Ética da CPFL incorpora as mudanças que resultaram do profundo processo de reflexão interna e do diálogo com os públicos, realizado ao longo dos últimos cinco anos. Ela consolida as crenças e explicita os princípios e as diretrizes que devem reger a atuação do grupo CPFL Energia, fundamentados em uma visão contemporânea da ética aplicada aos negócios.

O Código de Ética e de Conduta Empresarial surgiu em 2001, foi amplamente disseminado em 2002 e foi tema de atividades de reflexão entre os colaboradores.

Em 2007, foi implementado o novo Sistema de Gestão e Desenvolvimento da Ética da CPFL, um conjunto de dispositivos gerenciais que tem o objetivo de diagnosticar, prevenir, monitorar, avaliar, reformular e aprimorar as ações individuais e institucionais, promovendo o desenvolvimento da qualidade ética em todas as ações da empresa com seus públicos. Foi realizado o segundo ciclo de seminários de Reflexão sobre Ética, baseado no Código de Ética e de Conduta Empresarial (encontros de divulgação e disseminação do documento junto a colaboradores de todos os níveis hierárquicos e funcionais, estagiários, prestadores de serviços, contratados e também junto a fornecedores, grandes clientes e consumidores, sindicatos e líderes de comunidades onde atua); o Comitê de Desenvolvimento da Ética foi reestruturado, passando a atuar de forma mais acentuada na afirmação, disseminação e no controle dos direcionadores da ação empresarial, princípios organizacionais e diretrizes de conduta empresarial e foi criada a Rede Ética, formada por colaboradores de diversas áreas, para atuarem como multiplicadores dos valores éticos em suas unidades organizacionais.

Em 2008, destacaram-se as seguintes ações: seminários de qualificação dos membros do Comitê de Ética; seminários de qualificação da Rede Ética para colaboradores; a conclusão do Relatório de Forças e Vulnerabilidades Éticas; e o lançamento do portal Ética em Rede.

O Código de Ética e de Conduta Empresarial contempla os elementos essenciais que devem estar presentes nas relações das empresas do grupo com seus diferentes públicos – acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, concorrentes, governos, comunidade e sociedade.

O Código é composto de Princípios Éticos e Diretrizes de Conduta. É, sobretudo, um mapa de valores, um conjunto de grandes diretrizes, um referencial de conduta moral e ética para nortear as ações e decisões de todos os colaboradores, independente do nível hierárquico.

A adesão e o cumprimento dos Princípios e Diretrizes estabelecidos no Código são condições essenciais para a atuação nas empresas do grupo.

Em um sentido mais amplo, à luz das responsabilidades da empresa perante as comunidades em que atua e perante a sociedade, a CPFL Energia também tem o compromisso de estender o Código para a sua cadeia de relacionamentos, com o objetivo de explicitar seu posicionamento e, desta forma, contribuir para a construção de relações baseadas na confiança, na integridade e no respeito, inclusive ao espaço público.

A CPFL energia também assume o compromisso de submeter o Código a revisões periódicas, com a participação de seus diversos públicos, em um processo permanente de evolução e legitimação.

A não observância do Código sujeitará à aplicação das punições previstas nas normas internas da empresa e na legislação brasileira, podendo, inclusive, levar a rescisão do contrato de trabalho.