ABRADEE: Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica.

ACL: Ambiente de Contratação Livre. Segmento de mercado que compreende a compra de energia elétrica por agentes não-regulados (como os Consumidores Livres e comercializadores de energia elétrica).

ACR: Ambiente de Contratação Regulado. Segmento de mercado que compreende a compra pelas distribuidoras, por meio de licitações.

Alta Tensão: Classe de tensão nominal do sistema igual ou superior a 2,3 kV.

American Depositary Receipt ou ADR: Recibo de ações de companhia fora dos Estados Unidos, emitido por um banco e custodiado em banco norte-americano. Instrumento de negociação criado para que emitentes de títulos cotados em outros países atendessem às normas e regulamentos norte-americanos de registro de títulos, e facilitar o recebimento de dividendos por parte de investidores dos Estados Unidos.

American Depositary Shares ou ADSs: Cada ADS representa 2 (duas) Ações Ordinárias. As ADSs serão evidenciadas por American Depositary Receipts. As ADSs serão emitidas nos termos de contrato de depósito celebrado entre nós e o Citibank N.A., na qualidade de banco depositário.

ANBID: Associação Nacional dos Bancos de Investimento.

ANEEL: Agência Nacional de Energia Elétrica.

Auto-Produtor: Consumidor de energia elétrica que detenha concessão, permissão ou autorização para produzir energia elétrica para seu consumo próprio.

Assembléia Geral Ordinária – AGO: Reunião de acionistas de uma companhia com convocação anual obrigatória pela diretoria para:

a) tomada de contas dos administradores

b) exame e votação das demonstrações financeiras

c) destinação dos lucros

d) distribuição de dividendos

e) eleição dos administradores e Conselho Fiscal

Assembléia Geral Extraordinária – AGE : Reunião de acionistas de uma companhia convocada para discutir e deliberar sobre assuntos de interesse social, exceto os pertinentes à AGO - Assembléia Geral Ordinária.

BACEN: Banco Central do Brasil.

BAESA: Energética Barra Grande S.A.

BNDES: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social S.A.

BNDESPAR: BNDES Participações S.A.

BM&FBOVESPA: Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, de São Paulo.

Capacidade Instalada: Quantidade máxima de eletricidade que pode ser entregue por uma unidade geradora em particular em bases de carga total contínua nos termos de condições específicas conforme designado pelo fabricante.

CCC: Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis.

CCEE: Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

CDE: Conta de Desenvolvimento Energético, instituída pela Lei nº 10.438, de 26 de abril de 2002, e alterações posteriores.

CERAN: Companhia Energética Rio das Antas.

CMN: Conselho Monetário Nacional.

CNPE: Conselho Nacional de Política Energética.

Companhia ou CPFL Energia: CPFL Energia S.A. ou o conjunto de empresas formado pela CPFL Energia e suas controladas.

Contratos Iniciais: Contratos de fornecimento de energia elétrica com preços e quantidades aprovados pela ANEEL, celebrados entre as geradoras e distribuidoras nos termos da Lei do Setor Elétrico.

Constituição Federal: Constituição da República Federativa do Brasil.

Consumidor: Pessoa física ou jurídica que solicitar à concessionária o fornecimento de energia elétrica, assumindo, assim, a responsabilidade pelo pagamento das faturas e outras obrigações fixadas pela Aneel.

Consumidor Cativo: Consumidor autorizado a comprar energia somente da concessionária que atua na rede a qual está conectado.

Consumidor de Baixa Renda: Consumidor residencial atendido por circuito monofásico que, nos últimos 12 meses, tenha tido consumo mensal médio inferior a 80 kWh/mês. Os consumidores que gastam entre 80 e 220 kWh/mês também serão considerados de baixa renda, mas os critérios ainda serão definidos pela Aneel. A definição consta da Lei 10.438 (2002).

Consumidor Final: Consumidor que utiliza a energia elétrica para atender às suas próprias necessidades.

Consumidor Livre: Consumidores atendidos por fornecedores não necessariamente conectados à distribuidora local, por meio de contratos bilaterais firmados no Ambiente de Contratação Livre – ACL.

CVA: Conta gráfica a qual se atribuem as variações entre os valores realizados e os valores considerados nos repasses de custos aos consumidores finais nas revisões e reajustes tarifários das distribuidoras. As despesas consideradas na CVA são: Contrato de Itaipu, CCC, contrato de Rede Básica, Conexão, transporte de Itaipu e Encargo de serviços do sistema.

CVM: Comissão de Valores Mobiliários

DEC: Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora. Indica o número de horas em média que um consumidor fica sem energia elétrica durante um período, geralmente mensal.

Distribuição: O sistema de rede de energia elétrica que distribui energia elétrica para consumidores finais dentro de uma área de concessão.

Dividend yield : Relação entre dividendos pagos pela empresa e a cotação atual da ação

EBITDA (Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization ) ou LAJIDA (Lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização do diferido): Elemento de avaliação que mede a geração de caixa nas operações da empresa, antes que seja afetada pelos encargos financeiros e débitos contábeis.

Energia Assegurada: Quantidade fixa de energia elétrica de uma usina, estabelecida pelo Poder Concedente no respectivo contrato de concessão e disponibilizada para venda.

EPC: Engineering, Procurement and Construction ou Contrato de Empreitada Global.

Estatuto: Estatuto Social da Companhia

FEC: Freqüência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora. Indica quantas vezes, em média, houve interrupção na unidade consumidora.

Free float : Quantidade de ações de uma empresa disponível para negociação em mercados organizados.

FINAME: Agência Especial de Financiamento Industrial.

GCE: Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica.

Gigawatt (GW): Unidade equivalente a um bilhão de watts.

Gigawatt hora (GWh): Unidade equivalente a um gigawatt de energia elétrica fornecida ou solicitada por uma hora ou um bilhão de watts horas.

Holding

1) Empresa que possui, como atividade principal, participação acionária majoritária em uma ou mais empresas

2) Empresa que possui a maioria das ações de outras empresas e que detém o controle de sua administração e políticas empresariais.

IBAMA: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

IBrX: Índice Brasil é um índice de preços que mede o retorno de uma carteira teórica composta por 100 ações selecionadas entre as mais negociadas na BOVESPA, em termos de número de negócios e volume financeiro. Essas ações são ponderadas na carteira do índice pelo seu respectivo número de ações disponíveis à negociação no mercado.

IBrX-50 - Índice Brasil 50: é um índice que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por 50 ações selecionadas entre as mais negociadas na BOVESPA em termos de liquidez, ponderadas na carteira pelo valor de mercado das ações disponíveis à negociação.

IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Ibovespa - Índice Bovespa: é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. Sua relevância advém do fato do Ibovespa retratar o comportamento dos principais papéis negociados na BOVESPA.

ICO2 – Índice de Carbono Eficiente: Índice composto pelas ações das companhias participantes do índice IBrX-50 que aceitaram participar dessa iniciativa, adotando práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa (GEE), leva em consideração, para ponderação das ações das empresas componentes, seu grau de eficiência de emissões de GEE, além do free float (total de ações em circulação) de cada uma delas.

IEE - Índice de Energia Elétrica - foi lançado em agosto de 1996 com o objetivo de medir o desempenho do setor de energia elétrica. Dessa forma, constitui-se em um instrumento que permite a avaliação da performance de carteiras especializadas nesse setor.

IGC - Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada: tem por objetivo medir o desempenho de uma carteira teórica composta por ações de empresas que apresentem bons níveis de governança corporativa. Tais empresas devem ser negociadas no Novo Mercado ou estar classificadas nos Níveis 1 ou 2 da BOVESPA.

IGP-M: Índice Geral de Preços ao Mercado, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas.

Informações Anuais – IAN : Documento contábil que as companhias devem encaminhar anualmente à CVM - Comissão de Valores Mobiliários. Fornece informações sobre os principais indicadores econômico-financeiros das empresas, resumo das principais contas das demonstrações financeiras e gráfico de dados selecionados.

Informações Trimestrais – ITR : Documento contábil que as companhias devem encaminhar periodicamente à CVM - Comissão de Valores Mobiliários, com estrutura semelhante à das IAN - Informações Anuais.

INPI: Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

IPO (Initial Public Offering) : Oferta Pública Inicial - Termo utilizado no mercado de capitais dos Estados Unidos, para o primeiro lançamento de ações ao público realizado por uma empresa.

IPCA: Índice de Preços ao Consumidor Ampliado, apurado pelo IBGE.

ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial: tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, e também atuar como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro.

ITAG: Índice de Ações com Tag Along Diferenciado tem por objetivo medir o desempenho de uma carteira teórica composta por ações de empresas que ofereçam melhores condições aos acionistas minoritários, no caso de alienação do controle.

Itaipu: Itaipu Binacional, uma Usina Hidroelétrica detida em partes iguais pelo Brasil e pelo Paraguai. Kilovolt (kV) Unidade equivalente a mil volts.

Kilowatt (kW): Unidade equivalente a mil watts.

Kilowatt-hora (kWh): Unidade equivalente a um kilowatt de energia elétrica fornecida ou solicitada por hora ou mil watts horas.

Lock-up: Período de impedimento à negociação ou qualquer outra forma de alienação ou oneração, pela Companhia e pelos Acionistas Vendedores, das Ações.

Market capitalization (market cap) : valor do mercado – Somatória do valor das ações emitidas para negociação num determinado mercado, valorizada a preços correntes.

Megawatt (MW): Unidade equivalente a um milhão de watts.

Megawatt hora (MWh): Unidade equivalente a um megawatt de energia elétrica fornecida ou solicitada por hora ou um milhão de watts hora.

Megavolt Ampére (MVA): Unidade equivalente a 1 milhão de volts ampére.

Novo Mercado: Segmento de listagem destinado à negociação de ações emitidas por empresas que se comprometem, voluntariamente, com a adoção do mais alto nível de governança corporativa e divulgação de informações adicionais além do que é exigido pela legislação.

Nyse ( New York Stock Exchange): Bolsa de Valores de Nova York

ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico: Pessoa jurídica de direito privado autorizada a executar as atividades de coordenação e controle da operação da geração e transmissão de energia elétrica nos sistemas interligados.

Parcela A: Custos das distribuidoras que incluem, dentre outros: (i) custos de aquisição de energia elétrica para revenda de acordo com Contratos Iniciais; (ii) custos de aquisição de energia elétrica de Itaipu; (iii) custos de aquisição de energia elétrica conforme contratos bilaterais negociados livremente entre as partes; e (iv) custos regulatórios, incluindo custos referentes aos encargos de acesso uso dos sistemas de transmissão e conexão.

Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH): Usinas hidrelétricas com capacidade instalada superior a 1 MW e até 30 MW e com área de reservatório de até três quilômetros quadrados que atendam aos requisitos propostos na Resolução ANEEL n.º 652, de 9 de dezembro de 2003

Poder Concedente: Governo Federal.

Potência Instalada: Soma das potências nominais dos transformadores de uma instalação.

PPA: Contrato de Fornecimento de Energia Elétrica ( Power Purchase Agreement)

Proinfa: Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica, instituído pela Lei n.º 10.438, de 26 de abril de 2002, e alterações posteriores.

Rede Básica: Conjunto de linhas de transmissão, barramentos, transformadores de potência e equipamentos com tensão igual ou superior a 230 kV, ou instalações em tensão inferior definidas pela ANEEL.

Rede de Distribuição: Rede destinada à distribuição de energia elétrica em uma zona de consumo delimitada.

Rede de Transmissão: Rede ou sistema para transmissão de energia elétrica entre regiões ou entre países para alimentação de redes subsidiarias.

Rede Elétrica: Conjunto de subestações, linhas e outros equipamentos ligados entre si para conduzir a energia elétrica das centrais produtoras aos consumidores.

Religação: Procedimento efetuado pela concessionária para restabelecer o fornecimento de energia elétrica à unidade consumidora, a pedido do mesmo consumidor responsável pelo fato que motivou a suspensão.

RGR: Reserva Global de Reversão, instituída pela Lei n.º 5.655, de 20 de maio de 1971.

SEC (Securities and Exchange Commission): Instituição responsável por proteger investidores e manter a integridade dos mercados de valores mobiliários. Sua área de atuação abrange as bolsas de valores, os corretores e dealers do mercado financeiro e de capitais, consultores de investimentos, fundos mútuos e companhias com ações em poder do público.

Sistema Interligado Nacional: Sistema composto pela Rede Básica e demais instalações de transmissão que interliga as unidades de geração e distribuição nos sistemas Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.

SEMESA: Semesa S.A.

Subestação: Conjunto de equipamentos de manobras, controle, proteção e/ou transformação, que ligam, alteram e/ou regulam a tensão em sistema de transmissão e distribuição.

Tag along: Direito de alienação de ações conferido a acionistas minoritários, ao mesmo preço dos acionistas controladores, em caso de alienação de ações realizada pelos mesmos.

Tarifa Média: Receita total das vendas dividida pelo total de Megawatt-hora (MWh) vendido no período respectivo.

Transmissão: Sistema de linhas de alta tensão que transporta energia elétrica a longas distâncias com nível de tensão igual ou superior a 69 kV, interligando Subestações.

TUSD: Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição.

US GAAP : Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos dos Estados Unidos

Usina Hidroelétrica ou UHE: Unidade geradora que transforma energia potencial da água acumulada no reservatório em eletricidade.

Usina Termoelétrica ou UTE: Unidade de geração que utiliza a energia térmica proveniente da queima de combustível, tais como: carvão, óleo, gás natural, diesel e outro hidrocarbono como fonte de energia para impulsionar o gerador de eletricidade.

Valor Anual de Referência: A média ponderada dos custos de aquisição de energia elétrica de novos empreendimentos nos leilões da ANEEL para o Ambiente de Contratação Regulada – ACR com 5 (cinco) e 3 (três) anos de antecedência, calculado para o conjunto de todas as distribuidoras do País.

Volt: A unidade básica de tensão de energia elétrica.

Watt: A unidade básica de potência de energia elétrica.