Visão Geral

A CPFL Energia é uma holding que, por meio de suas subsidiárias, distribui, gera e comercializa energia elétrica no Brasil, assim como provê serviços relacionados ao setor elétrico.

Trata-se da maior companhia privada do setor elétrico brasileiro. Trabalha com experiência e conhecimento da atividade, desenvolvidos ao longo de seus mais de 100 anos de história.

A confiança do Grupo CPFL no futuro do país está comprovada pelos amplos investimentos realizados no aumento da capacidade de geração, distribuição e transmissão, além dos esforços para ampliar suas atividades de comercialização de energia e serviços. Tal confiança está refletida no compromisso com a solidez da companhia, a excelência do sistema de gestão, os impactos de seus negócios na sociedade brasileira, a gestão de todos os seus relacionamentos e a eficiência e qualidade em tudo o que faz.

Seu desenvolvimento e perspectivas são reflexos dos seguintes pontos fortes:

  • Sólida base de distribuição;
  • Operações nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, importantes polos econômicos e industriais do País;
  • Larga experiência no planejamento, administração e implementação de projetos de geração;
  • Força e relevância de nossos acionistas;
  • Negócios de comercialização bem sucedidos.

Sua atuação é regida pela legislação brasileira e suas controladas também observam as normas estabelecidas para empresas do setor elétrico. Os contratos de concessão são firmados pela União por meio do órgão regulador, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segmentos de Atuação

A CPFL Energia é líder no segmento de distribuição com 12,4% de market share por meio de suas 8 distribuidoras, que juntas atendem 561 municípios e, em 2015, distribuíram energia elétrica a 7,8 milhões de clientes nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.

Em 2015, as vendas na área de concessão das distribuidoras totalizaram 57.558 GWh, uma redução de 4,0%. As vendas para o mercado cativo totalizaram 41.730 GWh, com queda de 3,3%. Já o volume faturado por meio da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) foi de 15.829 GWh, um decréscimo de 5,8%.

A CPFL Energia atua no segmento de geração de energia convencional por meio de sua subsidiária CPFL Geração.

Em 31 de dezembro de 2015, a capacidade instalada em geração convencional era de 2.199 MW. A CPFL Energia, por meio de sua subsidiária CPFL Geração, detém participações em oito usinas hidrelétricas: Serra da Mesa, Monte Claro, Barra Grande, Campos Novos, Luiz Eduardo Magalhães Lajeado, Castro Alves, 14 de Julho e Foz do Chapecó. Apesar da concessão da UHE Serra da Mesa ser detida por Furnas, CPFL tem o direito de comercializar 51,54% da sua energia assegurada. A CPFL Geração também detém duas termelétricas, Termonordeste e Termoparaíba (EPASA). Adicionalmente, 10 das 50 PCHs do grupo continuam sob gestão de duas subsidiárias de geração convencional, CPFL Geração e CPFL Centrais Geradoras.

A CPFL Energia atua no segmento de geração de energia de fontes renováveis (eólicas, térmicas a biomassa, PCHs e solar) por meio da CPFL Renováveis. Por meio da CPFL Geração, detém 51,61% de participação na CPFL Renováveis.

Em 31 de dezembro de 2015, a capacidade instalada no segmento de energia renovável (considerando-se a participação de 51,61% na CPFL Renováveis) era de 930 MW. Adicionalmente, 330 MW estavam em construção, de tal forma que o segmento de energia renovável irá alcançar uma capacidade instalada de 1.260 MW em 2020.

A CPFL Energia atua no segmento de comercialização de energia por meio de sua subsidiária CPFL Brasil, vendendo energia elétrica em todo o território nacional.

A CPFL Energia atua no segmento de serviços de valor agregado provendo serviços relacionados ao setor elétrico, como projetos e construção, para partes relacionadas e não relacionadas. São empresas desse segmento de negócio: CPFL Serviços, CPFL Atende, CPFL Eficiência, CPFL Total, Nect Serviços, Authi e CPFL Telecom.

A CPFL Energia também possui participação indireta (por meio da CPFL Geração) nas seguintes subsidiárias: CPFL Transmissão Piracicaba (em operação) e CPFL Transmissão Morro Agudo (em construção).