Gestão da Sustentabilidade

Na busca pela excelência na gestão dos temas relevantes para o negócio no curto, médio e longo prazo, a CPFL Energia utiliza, desde 2014, a Plataforma de Sustentabilidade, ferramenta de sustentabilidade integrada ao planejamento estratégico do Grupo, cujo desempenho é direcionado e monitorado pela Diretoria Executiva, pelo Comitê de Sustentabilidade, Comitê de Processos de Gestão e Riscos e reportado para o Conselho de Administração.

Nesse período, a Plataforma de Sustentabilidade vem sendo utilizada e constantemente aprimorada. Em 2013-2014, para identificar os temas relevantes para a gestão de curto prazo, foi realizado um processo robusto de consulta de públicos internos e externos, bem como um benchmarking de temas importantes do setor.

Já em 2015, a CPFL buscou alinhar tais prioridades de curto prazo com as visões e tendências setoriais de médio e longo prazo. Para tanto, o Grupo analisou os temas mapeados de acordo com os resultados do programa Visão 2030 e megatrends setoriais, utilizando como critério a importância atual de gestão. O processo resultou em seis temas, 17 alavancas de valor e 91 indicadores de acompanhamento

A Plataforma de Sustentabilidade consiste em uma série de indicadores, usados para gestão dos temas materiais através de meta, sendo que uma parte é para uso interno e outra é disponível publicamente. Os exemplos dos indicadores e metas estão apresentados na tabela abaixo e os detalhes da Plataforma podem ser consultados na página dedicada:

Tema Indicador Realizado 2015 Meta 2016
Mudanças Climáticas % business plans de Geração modelados com cenário com precificação de carbono 0% 100%
Tamanho do portfólio de créditos de carbono (tCO2) 1.215.405,00 tCO2e Ano anterior + 100% projetos de geração passíveis
Gestão de Pessoas Horas de treinamento por colaborador 59,06 igual ou acima do mercado de energia
Saúde e Segurança Evolução Cultural (Curva de Bradley) 76 80
Gestão de Relacionamento com Comunidades % colaboradores voluntários / total de colaboradores do grupo 5% 7%
Desenvolvimento de fornecedores Média Global dos fornecedores críticos monitorados no SBM 65,5% 72,6%
Logística Reversa Resíduos sólidos perigosos destinados (%) 77% 80%

Reconhecimento do mercado investidor

A sustentabilidade corporativa é essencial para o Grupo e o desempenho no DJSI é uma das metas da Alta Liderança da companhia. A CPFL acredita que o Sustainability Assessment da RobecoSAM é um forte direcionador de gestão e todas as suas novas questões são acompanhadas de perto. A análise contínua dos resultados de desempenho permite a implementação de planos de ação para aperfeiçoar o sistema de gestão da companhia. O mesmo entendimento se aplica aos processos de avaliação de gestão do ISE e CDP.

Reconhecimento do mercado investidor